Descrição enviada pela equipe de projeto. Monterrey, a terceira maior cidade do México, é mais conhecida por suas belas montanhas e forte representatividade industrial. No coração da cidade está o Parque Fundidora, um exemplar único da arqueologia industrial (antes era uma grande siderúrgica e fundidora fundada em 1900). O parque abriga extensos jardins, museus e centros de convenções, auditórios, parques temáticos e espaços culturais como o Conarte (Conselho para a Cultura e Artes de Nuevo León).
Conarte fez uma parceria com a Anagrama com a missão de criar um espaço que promovesse o amor pela leitura e pelo aprendizado das crianças. A biblioteca infantil e centro cultural deveriam ficar dentro de um tipo de armazém, um patrimônio intocável do Estado. Nossa proposta precisava levar em consideração a natureza imutável do edifício e, de alguma forma, melhorá-lo.
O resultado é uma plataforma de leitura multiuso e assimétrica que pretende simular a topografia montanhosa de Monterrey. As prateleiras não são apenas usadas para organização, mas como espaços dinâmicos para brincar e aprender, para estimular a imaginação e fornecer conforto durante a leitura. A estética geométrica e colorida da instalação contrasta diretamente com a antiguidade do edifício industrial, elevando ambos os elementos a uma forma mais original e divertida.